top of page
Foto do escritorPor Folha de Telêmaco

1 milhão de jovens deixaram mercado de trabalho no último ano

Com muitos jovens saindo em massa do mercado, os dados mostram que a força de trabalho brasileira ainda não voltou aos patamares de antes da pandemia: em um ano, 1 milhão parou de trabalhar e procurar emprego.

Em 2021, 18 milhões de pessoas entre 14 e 24 anos estavam no mercado de trabalho, ante 17 milhões no ano passado. A boa notícia, no entanto, é que 55% deles retomaram os estudos. Considerando que os salários dessa faixa etária costumam ser mais baixos, esse movimento de foco na educação pode ser explicado pelo aumento na renda da família.

Contexto geral No período eleitoral de 2022, o Auxílio Brasil — que está presente em 17% dos domicílios — subiu de R$ 200 para R$ 600, valor que foi mantido pelo atual governo com a volta do nome Bolsa Família.

Assim, no ano passado, o rendimento médio familiar aumentou quase 7% no país. Só pra ter ideia do impacto, para os 5% mais pobres, a alta na renda foi de mais de 100%. Com mais jovens saindo do mercado de trabalho por opção, a expectativa para 2023 é de que o índice de desemprego caia mais de 8%, mas o número de ocupados cresça apenas 0,7%.

Bottom-line: O mesmo fenômeno aconteceu em 2010, mas foi provocado pela melhora no mercado, que também gerou aumento no rendimento domiciliar e saída dos jovens da força de trabalho.


Por Folha de Telêmaco

Comments


bottom of page