top of page
  • Foto do escritorPor Folha de Telêmaco

Altas temperaturas deixam ar mais seco em quase todo o Paraná, alerta Inmet

Ao longo do dia, umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30% - ideal para saúde é entre 50% e 80%, segundo OMS. Especialista explica que, no calor, umidade relativa do ar impacta sensação térmica.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo para baixa umidade do ar em 373 municípios do Paraná nesta sexta-feira (16). O alerta é válido das 11h às 19h desta sexta.

Conforme o órgão, ao longo do dia, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30%. O ideal para saúde é entre 50% e 80%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).


Nesta quinta-feira (15), 90 municípios paranaenses tiveram umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%, níveis parecidos aos registrados em desertos.


O professor Flavio Feltrim Roseghini, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e um dos coordenadores do Laboratório de Climatologia (Laboclima), afirma que a baixa umidade relativa do ar pode ser explicada pelas altas temperaturas.


Por sua vez, a umidade relativa do ar impacta a sensação térmica. Entenda a seguir cada um desses fatores e como ele interagem. clique aqui

Comments


bottom of page