top of page
Foto do escritorPor Folha de Telêmaco

Fotógrafo que registrou Bolsonaro sem camisa cobra a partir de R$ 135 mil

Gaúcho de 30 anos diz que fez retrato do ex-presidente em abril e que, apesar de se declarar conservador, toparia fotografar Lula.

Aliados de Jair Bolsonaro se valeram de um retrato do ex-presidente para manifestar apoio a ele após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) torná-lo inelegível até 2030, na última sexta-feira. A foto mostra Bolsonaro sentado, sem camisa, exibindo a cicatriz deixada pela facada que levou no abdômen durante a campanha eleitoral de 2018 em Juiz de Fora (MG).


O autor da fotografia, João Menna, de 30 anos, conta que o retrato estava pronto desde abril, mas que aguardava o momento certo para publicá-lo.


Em entrevista ao GLOBO, Menna diz que chegou ao ex-presidente a partir do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Quem o contatou primeiro foi Heloisa Bolsonaro, mulher do parlamentar, ainda no ano passado, após conhecer seu trabalho pelas redes sociais. Eduardo pediu para fazer um reposicionamento de imagem, mas se disse incapaz de pagar o valor cheio cobrado pelo serviço. João Menna oferece consultorias a partir de R$ 135 mil, segundo ele para um seleto grupo que inclui médicos, advogados e arquitetos. “Todos top 1 de suas áreas”, conforme o fotógrafo.


— Eu disse que toparia fazer uma parceria com o Eduardo desde que ele conseguisse fazer com que eu retratasse o Jair Bolsonaro. Eu tinha a ideia dessa foto desde 2019. Queria colocar aquela imagem na história, fazer um retrato à sua altura. Contei ao Eduardo minha ideia, mas ele respondeu que não ia acontecer. O Bolsonaro é muito reservado, não é fácil ter esse tipo de acesso — relembra.

Menna diz que se encontrou com o ex-presidente em abril, em sua casa em Brasília. É lá onde Menna montou seu equipamento e produziu o retrato. No primeiro encontro, apenas conversaram:


— Ele foi muito tranquilo e simpático. Quando falei minha ideia, ele levantou a camisa para mostrar a cicatriz e ficou emocionado, lembrando-se da filha. Ele topou naquele momento, mas era uma terça-feira e a foto seria feita na sexta. Fiquei com a apreensão de que algo pudesse dar errado, mas foi tranquilo. Fiz aquela foto em três minutos. O ensaio completo levou 15 minutos.

Via O Globo

Comments


bottom of page