top of page
Foto do escritorPor Folha de Telêmaco

Governo Lula anuncia PAC com 1,7 trilhão em investimentos

O governo Lula anunciou a terceira edição do PAC — feito anteriormente em seu segundo mandato e depois no governo Dilma — que prevê 1,7 trilhão de reais em investimentos, sendo mais de 1 tri em quatro anos. Desse montante:

  • 371 bilhões vem do Orçamento Geral da União;

  • 343 bilhões vem de estatais;

  • 362 bilhões vem de financiamentos;

  • 612 bilhões do setor privado.

O que é esse tal de PAC? A sigla significa Programa de Aceleração de Crescimento e é, basicamente, uma política de investimento que vai focar em obras de infraestrutura e desenvolvimento industrial.

  • Especialmente, essa edição do PAC visa atuar em obras que estão paradas há anos e na aceleração de algumas que já estão em andamento. Dente elas, uma ferrovia que corta a Amazônia, um trem entre São Paulo e Campinas e uma ponte entre Brasil e Uruguai.

No evento de lançamento, Lula disse que era hoje que seu governo realmente começava, ressaltando que nos últimos meses o que estavam fazendo era “reparar o que havia desandado”.

Além disso, o presidente afirmou que o novo PAC vai ajudar a tornar o Brasil a grande potência sustentável do planeta, comentando que o governo vai investir cada vez mais nas energias eólicas e solar, biomassas e hidrogênio verde.


Ele ainda garantiu que tem muita gente querendo investir no Brasil e que pretende vender esses projetos ao redor do mundo, citando o desejo da Europa, EUA, China e Emirados Árabes.

A articulação também vai ser importante… O petista fez quase um apelo ao presidente da Câmara Arthur Lira, comentando que vai precisar dele para pautar vários projetos, para que os investimentos caminhem.


Pense que, para começar, todo esse montante em investimento precisa estar dentro das leis de responsabilidade fiscal. Para isso, a aprovação do arcabouço vira ainda mais essencial para os planos de Lula.

Comments


bottom of page