top of page
  • Foto do escritorPor Folha de Telêmaco

Lula: críticas ao cristianismo são montagens

Tuítes do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dizendo que o cristianismo “precisa acabar” e que vai obrigar igrejas a “casar casais LGBT”. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​: Em 2023, quando eu assumir a presidência, as igrejas evangélicas e católicas terão que seguir a lei, nos vamos obrigá-los a casar pessoas da comunidade LGBT, chega de homofobia. Os padres e pastores que se recusarem a casa casais LGBTS, serão presos e terão suas igrejas fechadas por crime de homofobia

– Tuítes atribuídos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Falso


Os tuítes analisados pela Lupa não foram publicados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No perfil oficial do petista no Twitter, não é possível encontrar uma publicação indicando que Lula deseja fechar igrejas por crime de homofobia. No dia 4 de outubro, data das supostas publicações, Lula citou igreja católica na rede social, mas não de uma forma negativa.

“Nosso papel agora é convencer as pessoas que ainda não estavam convencidas. Por isso que eu gosto também do 2° turno, porque o povo tem uma segunda chance. Na igreja católica tem o batismo e depois tem a crisma, para dar uma chance da pessoa escolher seu próprio padrinho”, afirmou Lula, na ocasião.

Ainda no dia 4 de outubro, em homenagem ao dia de São Francisco, Lula se encontrou com Frei Davi e publicou uma foto mostrando essa reunião.


TSE


Religião


No segundo turno, a Lupa identificou um aumento de informações falsas citando Lula e Bolsonaro com a temática da religião. Um tuíte supostamente feito por Bolsonaro indicava que ele acreditava que a maçonaria é maior que o cristianismo. A imagem era uma montagem. Bolsonaro não fez essa declaração. Em outro caso, o G1 supostamente teria divulgado uma foto mostrando o ex-presidente Lula com uma estatueta de Baphomet, ídolo pagão que costuma ser associado ao satanismo. A Lupa constatou que a imagem era uma montagem. A foto original mostrava Lula segurando uma peça artística que representava ele mesmo. Essa imagem também foi verificada pelo UOL. Vamos vencer Bolsonaro com a ajuda do pai Xangô e das entidades do candomblé que nos apoiam. Nem Jesus Cristo poderá nos parar. Chega dessa coisa de cristianismo. O Estado será o novo Deus dos brasileiros

– Tuíte que supostamente teria sido feito pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Falso


O tuíte analisado pela Lupa não foi publicado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No perfil oficial do petista no Twitter, não há um registro que mostre que Lula teria dito que “nem Jesus Cristo poderá nos parar”.

Na busca avançada da plataforma, ao procurar pelo termo “Xangô”, a Lupa localizou apenas um tuíte feito pelo ex-presidente citando essa entidade. Na ocasião, ainda em 2017, ele agradeceu um apoiador por uma “machadinha de Xangô” enviada como presente.


Por Lupa


Comments


bottom of page