top of page
  • Foto do escritorPor Folha de Telêmaco

'Piazinho é você': conheça criança que se irritou e viralizou ao ser confundida com menino em rodeio

Reação de Jociane Mazur, de 9 anos, soma mais de 4,6 milhões de visualizações nas redes. 'Piazinho', como ela foi chamada, é gíria do sul usada para referenciar meninos.

O questionamento categórico, carregado de inconformismo, foi feito por Jociane Mazur, 9 anos, após ela ser confundida com um menino enquanto participava de um rodeio em Pinhão, na região central do Paraná.


"Piá", gíria muito usada no sul do Brasil, tem origem Tupi-Guarani e normalmente é utilizada para se referir a meninos. A reação inesperada da criança viralizou nas redes sociais, somando mais de 4,6 milhões de visualizações.


De acordo com a mãe, Luciane Mazur, a cena aconteceu quando ela e a filha foram convidadas para participar de uma entrevista ao vivo, transmitida nas redes sociais. Na conversa, uma mulher pergunta: "Esse piazinho também laça?", questionamento que Jociane não gostou. Após responder a pergunta, a criança mostra que estava com tranças e batom. Em seguida, a a mãe tenta acalmar a filha e fala: "Não brigue com a tia". A reação da criança surpreendeu a mãe, porque, segundo ela, Jociane é uma criança tranquila.

"Foi um negócio assim que a gente não entende até agora, porque ela é uma criança amável, doce e meiga. Até agora a gente não entende, a gente não tinha visto ela tão revoltada, sabe? [...] Foi a educação que eu dei? Não. Fugiu do controle" disse a mãe.

A cena completa virou meme nas redes sociais, e inicialmente causou preocupação na família, mas hoje mãe e filha se divertem com a situação. "Eu tava inclusive com um batom forte, ainda. Eu tava com as unhas pintada, com pulseira, viu? Não pareço piazinho", lembra Jociane. De acordo com a mãe, Jociane é uma criança com uma personalidade forte, educada e meiga.

"Eu gosto de sair, brincar com os meus cachorros, brincar com meus gatos e assistir [vídeos] no Instagram [...] Gosto de ir mesmo nas tropeadas e andar a cavalo", contou.

Fama repentina

Depois do viral, filha e mãe ficaram conhecidas em Pinhão, cidade com pouco mais de 32 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O vídeo, gravado em outubro de 2023, continua "pipocando" em páginas de memes. Alguns internautas até criaram versões similares, imitando Jociane. Segundo Luciane, a criança ganhou muitos presentes de amigos e conhecidos. Na escola, também passou a chamar mais a atenção, o que fez a família conversar com professores para tentar se precaver de possíveis casos de bullying. Jociane, no entanto, se diverte com as brincadeiras.


Agora, segundo a mãe, o plano é aproveitar o sucesso nas redes para fazer parcerias e trabalhos de divulgação com marcas ou empresas na cidade.

"Mudou em termos assim, porque a gente era conhecido, mas a gente passava, cumprimentava as pessoas de boa. Hoje não, hoje as pessoas quando enxergam a gente já falam [...] A ideia é aproveitar essa fama, né? Quando ela chegar agora a 10 mil seguidores a gente vai criar uma página pra ela", contou.

Fonte: g1


Comments


bottom of page