top of page
  • Foto do escritorPor Folha de Telêmaco

É FAKE! Bolsonaro não fez tuíte dizendo que maçonaria é 'maior que cristianismo'

Circula pelas redes sociais um tuíte supostamente feito pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no qual ele estaria dizendo que a maçonaria seria maior que o cristianismo no Brasil.


“Cristãos, em sua maioria, são pobre e precisamos dos maçons que são ricos para bancar nossa campanha até dia 30”, teria dito, também. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

- Maçonaria será maior que o cristianismo no Brasil, por isso buscamos o apoio dessa gente. - Cristãos, em sua maioria, são pobres e precisamos dos maçons que são ricos para bancar nossa campanha até o dia 30 – Tuíte supostamente publicado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 4 de outubro de 2022

Falso


O tuíte analisado pela Lupa não foi publicado pelo presidente Jair Bolsonaro. Ao analisar o perfil oficial do candidato no Twitter, é possível ver que ele não afirmou que a maçonaria seria maior que o cristianismo no Brasil. Nesta terça (4), até a publicação desta checagem, o único post de Bolsonaro no Twitter falava sobre o diesel importado da Rússia. Procurado pela Lupa, o projeto 7c0, que monitora tuítes de políticos que foram apagados, informou que essa publicação sobre maçonaria não aparece no monitoramento deles. “O projeto7c0 não encontrou esse tweet na base de dados. Isso significa que ou é falso ou foi tuitado e apagado em menos de 60 segundos”, afirmou o projeto. Maçonaria

O tuíte atribuído a Bolsonaro passou a circular após a viralização de um vídeo antigo que mostra o presidente discursando em uma loja maçônica. Na gravação, Bolsonaro aparece dizendo que o Brasil precisa "de um presidente que não nos atrapalhe". O vídeo circula pelas redes sociais desde 2017, ou seja, antes mesmo de Bolsonaro assumir como presidente.


Por Lupa


Comentários


bottom of page