top of page

É #FAKE que eleitores de Lula não precisam votar no 2° turno

A imagem é uma montagem fraudulenta. O g1 não publicou uma reportagem com esse título e conteúdo. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta que Moraes não deu tal declaração.

Circula nas redes sociais um print de uma página do g1 com a foto do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, e o título: "Eleitores de Lula não precisarão voltar às urnas no 2º turno, diz Moraes". É FAKE. A imagem é uma montagem fraudulenta. O g1 não publicou uma reportagem com esse título e conteúdo. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta que Moraes não deu tal declaração. "A informação é totalmente inverídica. Todas as eleitoras e os eleitores aptos, independente do candidato escolhido, devem voltar às urnas para votar no segundo turno, que acontece dia 30 de outubro. Cada turno de votação é uma eleição independente. Além da escolha do próximo presidente da República, as eleitoras e os eleitores elegerão governadores de 12 estados", diz o TSE. A publicação falsa aponta que Moraes deu a declaração na quinta-feira (6), mas o TSE desmente. "As sessões plenárias são gravadas em vídeo e que não há, na gravação do dia 6 de outubro, nenhuma fala do ministro Alexandre de Moraes nesse sentido, afirmando que eleitores do candidato Lula não devem voltar às urnas."

A reportagem real (à esquerda) que serviu de base para a montagem fraudulenta (à direita)

A montagem falsa também mente ao dizer no texto abaixo do título que Moraes tem reiterado que nova tecnologia do TSE permite reaproveitar o voto do 1º turno.

O texto falso diz: "O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informou que graças as novas tecnologias Implementadas nas urnas eletrônicas, quem já votou no 1º turno em Lula não precisará retornar para votar no 2º turno. A tecnologia foi apresentada pelo equipe de TI do TSE e poupará milhões de eleitores da necessidade de retornar às umas em 30/outubro. "Nossa urna é de última geração e quem votou na chapa Lula "Juntos pelo Brasil" terá o voto reaproveitado automaticamente no 29 turno, diz o ministro.

A montagem que circula em redes sociais fraudou uma reportagem real intitulada: 'Teste mostrou que não houve divergência entre votos dados e votos registrados pelas urnas, diz Moraes'


Por g1










Comments


bottom of page