top of page
  • Foto do escritorPor Folha de Telêmaco

É #FAKE que Lula foi expulso de Portugal

Presidente foi alvo de protestos mobilizados por partidos de extrema-direita; na ocasião, ele também recebeu apoio. Ida à Espanha já estava prevista antes do início da viagem.

Circula nas redes sociais um vídeo que alega que uma convocação nacional em Portugal expulsou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva do país. É #FAKE.

Ao contrário do que a mensagem falsa diz, Lula não foi expulso de Portugal. O ato com críticas a ele não reuniu algumas centenas de pessoas e a sua ida à Espanha já estava prevista antes mesmo do início da viagem aos dois países.

A publicação da mensagem falsa ocorreu na segunda-feira (24) e vem se repetindo desde então nas redes sociais. No entanto, a manifestação contra Lula foi convocada para a terça-feira (25). O que ocorreu na verdade foi que o partido "Chega", identificado como de extrema-direita, convocou um protesto contra a presença de Lula no parlamento português. A manifestação teve dimensão bem menor do que sugere o termo "nacional" alegado pela mensagem falsa. Além disso, portugueses favoráveis à presença de Lula também se manifestaram na mesma ocasião.

O presidente brasileiro foi alvo também de protesto de deputados da extrema direita ao discursar no Parlamento português durante a comemoração do 49º aniversário da Revolução dos Cravos. O presidente do Parlamento português cobrou respeito dos parlamentares a ele. Lula foi vaiado e aplaudido. O evento foi registrado pela mídia profissional.

Agenda Lula chegou a Portugal na sexta-feira (21). No sábado, ele se encontrou com o presidente do país, Marcelo Rebelo, e depois com o primeiro-ministro, António Costa. Na segunda, o presidente entregou o prêmio Camões ao cantor e compositor Chico Buarque e participou de fórum com empresários.

Após cumprir agenda em Portugal, Lula foi para a Espanha, onde tinha encontro previsto com empresários e centrais sindicais espanholas. A agenda já estava definida antes da viagem. Essa é a primeira viagem de Lula à Europa neste terceiro mandato. Nos últimos meses, o presidente já visitou Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China e Emirados Árabes. A mensagem falsa foi checada também pelo Projeto Comprova.


Fonte: g1

Comments


bottom of page