top of page
  • Foto do escritorPor Folha de Telêmaco

É #FAKE que Lula mandou fechar transposição do Rio São Francisco no Nordeste

Barreira mostrada em vídeo é utilizada desde 2020 para reter água no reservatório de Negreiros e impedir que ela escoe para o próximo reservatório, Milagres.

Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem mostra uma barreira dentro de um reservatório e afirma que o presidente Luiz Inácio da Silva mandou fechar a passagem de água em um canal de Transposição do Rio São Francisco em Salgueiro, Pernambuco. É #FAKE.

O Fato ou Fake mostrou o vídeo para o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). O ministério esclarece que a barreira mencionada é uma ensecadeira de terra, que tem a finalidade de reter água no reservatório de Negreiros e impedir que ela escoe para o próximo reservatório, em Milagres. "A estrutura é utilizada desde 2020 e funciona como uma espécie de controle. Quando a operação das bombas está ativa fica aberta; quando a operação está interrompida é fechada. Tem a finalidade de preservar o volume acumulado no reservatório de Negreiros, impedindo de escoar todo volume útil de água para o reservatório seguinte", diz o ministério. Mensagens nas redes sociais atribuindo a interrupção do fluxo de água da transposição do Rio São Francisco ao início do governo Lula marcaram o primeiro mês da gestão petista.

O Fato ou Fake desmentiu que tenha sido fechado após início do governo Lula o canal de transposição do São Francisco no Cinturão das Águas do Ceará (CAC), localizado no município de Jati (CE).

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional afirma que desde 26/11/2022, não há liberação de água por esse canal e que a entrega de água na região ocorre apenas sob demanda da operadora estadual do Ceará, de acordo com o plano de gestão empresarial da companhia.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional também informa que os conjuntos de motobombas da Estação EBI-3, do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), tiveram as atividades interrompidas para a realização de manutenção corretiva dos equipamentos. Esclarece ainda que as bombas vinham apresentando problemas desde setembro de 2022, quando houve paralisação de um destes conjuntos. Mesmo com a parada, de acordo com o ministério, os reservatórios do PISF apresentam capacidade para manter o abastecimento nas regiões atendidas.


Fonte: g1

Comments


bottom of page