top of page
  • Foto do escritorPor Folha de Telêmaco

É FALSO! Foto de Bolsonaro em maçonaria é montagem

Circula pelas redes sociais uma imagem que mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) ao lado de membros da maçonaria, posando próximo a um quadro de Baphomet – criatura mística pagã que costuma ser associada ao demônio.


Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

ESCÂNDALO!


Vazam vídeos e fotos de Bolsonaro pedindo votos na Maçonaria e tirando fotos ao lado do Baphomet, um dos principais símbolos relacionado ao satanismo.

– Texto em imagem que, até 15h do dia 4 de outubro de 2022, havia sido curtido por 788 usuários no Instagram

Falso

A informação analisada pela Lupa é falsa. Trata-se de uma montagem. Na imagem original não há nenhum quadro na cena, apenas a parede branca e duas bandeiras, uma nacional e outra representando o Grande Oriente do Brasil - Distrito Federal. A foto é antiga, de março de 2014, e mostra uma reunião da organização realizada em Brasília.


Na época, o general Augusto Heleno, atual ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, a convite da Maçonaria do Distrito Federal, proferiu palestra na qual defendeu o "movimento militar de 1964" — eufemismo usado para se referir à ditadura. Bolsonaro participou do evento, que ocorreu na sede do Grande Oriente do Distrito Federal, como mostra imagem publicada pela organização em uma reportagem divulgada na época.


O quadro que aparece na peça de desinformação, sobrepondo a porta do local onde o presidente foi fotografado, mostra a figura mística de Baphomet (ou Bafomé), que costuma ser associada ao satanismo. O nome remonta à Inquisição e aos Cavaleiros Templários, que, no século 12, chegaram a ser torturados por supostamente terem adorado um ídolo pagão chamado Baphomet.


Os outros dois quadros presentes na imagem são símbolos da maçonaria. O que está no meio é o esquadro e o compasso, que é o emblema do Grão-Mestre, que representa o caminho correto que os integrantes devem seguir. Já a figura do triângulo que carrega um olho, conhecido como “Olho da Providência”, faz referência ao Grande Arquiteto do Universo. Os dois símbolos aparecem em inúmeras igrejas e edifícios maçônicos em todo o mundo.


A maçonaria é uma sociedade de caráter filosófico e filantrópico — não um grupo satânico. Seus integrantes defendem os princípios da liberdade, da democracia, da igualdade e da fraternidade. Estima-se que haja 6 milhões de pessoas ligadas à maçonaria no mundo.


A organização surgiu na Idade Média, a partir de uma espécie de embrião dos sindicatos: as chamadas corporações de ofício. A ordem não é uma religião, mas possui uma ligação com a religiosidade e espiritualidade, porque reconhece a existência de um único princípio criador.


Por Lupa


Comments


bottom of page